Categorias
Arquivos
- Setembro 2022 (04)
 - Outubro 2022 (08)
 - Novembro 2022 (08)
 - Dezembro 2022 (07)
 - Janeiro 2023 (12)
 - Fevereiro 2023 (18)
 - Maro 2023 (42)
 - Abril 2023 (27)
 - Maio 2023 (50)
 - Junho 2023 (59)
 - Julho 2023 (45)
 - Agosto 2023 (54)
 - Setembro 2023 (37)
 - Outubro 2023 (24)
 - Novembro 2023 (41)
 - Dezembro 2023 (31)
 - Janeiro 2024 (38)
 - Fevereiro 2024 (27)
 - Maro 2024 (36)
 - Abril 2024 (32)
 - Maio 2024 (26)
 - Junho 2024 (34)
 - Julho 2024 (06)
 - Agosto 2024 (08)
 - Setembro 2024 (22)
 - Outubro 2024 (25)
 - Novembro 2024 (15)
 - Dezembro 2024 (09)
 - Agosto 2025 (01)
 
                    TRANSPORTA A HISTÓRIA DA CIDADE
Há 30 anos era criado o veículo que mudou o transporte coletivo de Curitiba, o biarticulado, primeiro do país. E, com ele foi projetado o sistema de canaletas exclusicas BRT (Bus Rapid Transport) para o mundo.
A linha que estreou o sistema foi a do eixo Centro-Boqueirão (percorre toda a Av. Marechal Floriano Peixoto), 503 Boqueirão, no segundo semestre de 1992. Foram 30 biarticulados, na cor prata, com capacidade para 200 passageiros cada e com 24,5 metros de comprimento e 2,50 metros de largura.
Hoje o ônibus com quatro eixos, duas articulações e capaz de transportar 250 passageiros, mais que o dobro de um veículo convencional, está consolidado no dia a dia da população e virou um dos ícones da cidade. São 131 biarticulados em circulação na capital, em dez linhas, todas de grande circulação de passageiros: 203 Sta Cândida/C.Raso; 303 Centenário/C. Comprido; 503 Boqueirão; 502 Circular Sul (Horário); 602 Circular Sul (Anti-horário); 350 Fagundes Varela/Pinheirinho; 603 Pinheirinho; 500 Ligeirão Boqueirão; 200 Ligeirão Sta Cândida/Pça do Japão; e 550 Ligeirão Pinheirinho/Carlos Gomes.
Foto: Divulgação
                        





        
        
        
        
        
    

